Como trabalhamos

A dimensão que damos ao trabalho com as artes na nossa escola pode ser representada pela escolha do sensível, do lúdico, do próprio de cada aluno e de cada professor, e pela possibilidade de trazer também o científico de uma forma orgânica, adequada ao processo de crescimento da 1ª e 2ª infâncias – quando não há separação possível entre sentimento e pensamento. Decorre daí, no trabalho com as crianças menores, a importância de unir o corpo, o pensamento e o grafismo; a palavra falada, a palavra escrita e a palavra cantada; expressão espontânea e orientada; exploração de materiais e convívio de combinações e acordos.

Através da brincadeira, da dramatização, do canto, da dança, da observação, da pesquisa, a criança pode produzir conhecimento, apropriar-se de alguma forma do conhecimento social, refazer a tradição, buscar um lugar singular na cultura.

Na alfabetização as crianças produzem livros coletivos variados e suas próprias cartilhas individuais, que contêm palavras, temas e tempo de cada um. Trabalham no universo da linguagem e da língua enquanto sujeitos ativos, com escrita de poesias, cartas, histórias, entrevistando pessoas sobre assuntos significativos e escolhidos pelo grupo; através de estudos, jogos e brincadeiras, invenções, passeios; através de troca de brinquedos, roupas e merendas; de conversas e de leituras diversas.

No Ensino Fundamental, a ênfase na valorização do processo de desenvolvimento da criança resulta num trabalho integrado entre as principais áreas do conhecimento que compõem o currículo deste período (Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Inglês, Informática, Artes, Esportes, Educação Ambiental). As aulas são dinamizadas através de vídeos, dramatizações, músicas, passeios, entrevistas, pesquisas em livros, jornais e revistas.

As crianças do Ensino Fundamental constróem seus próprios livros de estudos sociais e de estudos biológicos e também livros de problemas matemáticos. Estudam também pelos livros escritos por outras crianças, produzem livros de ficção, fazem histórias em quadrinhos e poesias. Trabalham as disciplinas em seus diferentes aspectos: histórico, relacional, conceitual e de registro. Utilizam jogos, materiais concretos, deveres criativos e deveres técnico/criativos, articulados com suas próprias vivências, desenvolvem um aprendizado em que a subjetividade e corporalidade continuam incluídas. Procuramos ajudar a criança a entrar em contato com seu desejo de saber e lidar o mais sinceramente possível com os conflitos que surgem neste processo de aprendizagem.

É importante para nós que as crianças possam preparar-se para tomar decisões, aprender a renovar-se e redimensionar a realidade em que vivem, da forma mais equilibrada possível, para poderem contribuir para a transformação social. É importante dar-lhes sempre a oportunidade de sentir, pensar e julgar. Procuramos por isso, conscientizar-nos de nossa moralidade, implícita em nossa organização, nosso currículo, nosso modo de tratar conteúdos e técnicas, nossa forma de promover relações humanas e produzir conhecimento. Procuramos tratar de forma objetiva, juntamente com as crianças, a dinâmica do convívio escolar e a ética que ela implica.
 
 
     
 
 
     
 
 
     
 
HOME | APRESENTAÇÃO | ATIVIDADES | CORPO | ARTES | ÁREAS ESPECIAIS | PESQUISA | ADULTOS | MIDIATECA | CONTATO
 
 
Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068
escola@viamagia.org - Mapa de Localização da Escola
2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.