Projetos Variáveis:


Seminário: A História da África

No dia 16 de junho, aconteceu a primeira etapa do seminário da História da África na escola da Via Magia. A avaliação dos participantes teve em comum o reconhecimento da importância dessa vivência, na qual aprendemos muito e nos encontramos juntos, no exercício fundamental de quebrar concepções estereotipadas e superficiais sobre o continente africano, assim como olhar de forma crítica a geografia enquanto conhecimento sistematizado, comprometido com interesses econômicos e políticos.

A seqüência das atividades desse dia foi similar aos encontros semestrais de atualização, que a equipe de professores e coordenadores da Via Magia vem realizado ao longo de mais de vinte anos. De fato, a grande novidade deste ano foi a participação especial dos pais neste projeto de manter-se aberto a estudar e rever conhecimentos.


[: Trabalho Corporal :]

O encontro começou com um trabalho corporal de aproximação, contato e equalização das energias corporais e afetivas dos participantes.










[: Exposição :]
Passando por uma pequena merenda de frutas, o grupo seguiu para a exposição (juntamente com roteiros, mapas e imagens em Power Point) preparada cuidadosamente por Jorgeval e Bete, pais da escola e professores de História, dedicados especialmente ao estudo da História da África.






[: Almoço Natural :]




Na seqüência, houve um almoço natural coletivo, para o qual todos trouxeram algo.








[: Jogos e Brincadeiras :]


À tarde, dinâmicas corporais (jogos e brincadeiras) abriram também o segundo turno do encontro.









As fichas de inscrição, preenchidas pelos educadores da Casa, por pais e alguns convidados, incluíam uma pequena sondagem de dúvidas e interesses dos participantes, que os professores souberam considerar realmente, o que ajudou a garantir a disponibilidade de todos nesse percurso de estudo e reflexão.

Essa primeira etapa foi dedicada particularmente à geografia, a próxima terá como enfoque a história propriamente dita e a terceira delas, a cultura, para a qual pretende-se convidar um antropólogo e para qual está previsto um percurso pela imensa diversidade e beleza da música do continente africano.

Veja o roteiro do primeiro encontro (já realizado) e segundo encontro (a ser realizado).



 
 
     
 
HOME | APRESENTAÇÃO | ATIVIDADES | CORPO | ARTES | ÁREAS ESPECIAIS | PESQUISA | ADULTOS | MIDIATECA | CONTATO
 
 
Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068
escola@viamagia.org - Mapa de Localização da Escola
2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.