CORPO

O lugar do corpo:

Vemos o corpo como instrumento valioso de ação, relação, interação. Será através dele, que sentimentos e pensamentos poderão ir surgindo, diferenciando-se do ambiente, dando significados à nossa existência. Do nosso ponto de vista, ele está implicado no processo educacional.

Não é possível abstrair o corpo, se temos uma visão de educação que não se reduz à adaptação simplesmente, mas faz parte das transformações sociais e das transmutações pessoais.

Incluir o corpo no processo educacional significa, portanto, valorizar as diferentes experiências físicas que embasam noções espaço/temporais das crianças; incluir a coordenação, a expressão e controle do movimento como tarefas próprias da infância; dar-se conta do imenso enriquecimento do convívio que elas podem proporcionar.


Os três caminhos:

O Trabalho de Corpo na Via Magia se dá basicamente através de três caminhos:

  • jogos de regras e brincadeiras coletivas, onde o corpo é trabalhado através do lúdico, do contato com o outro e com nossas heranças culturais;
  • movimento criativo, onde o corpo é trabalhado através da exploração do espaço, do contato com o outro, da música, do improviso e da imaginação;
  • trabalhos de fortalecimento que visam percepção e tonificação, bem como domínio corporal.

Chamamos Trabalho de Corpo o desenvolvimento variável destas três possibilidades, associado a cada grupo de crianças, desenvolvido pelo professor de sala, diariamente com os menores e semanalmente com os maiores.

Além dele, vimos incluindo também, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, a prática de Esportes e de Capoeira Angola.


Esportes

O trabalho desenvolvido em Esportes não valoriza somente o ato de competir, mas também o aprendizado do perder e do ganhar, a solidariedade e companheirismo entre os participantes, a ajuda aos atletas iniciantes. Um dos exemplos deste trabalho é o Campeonato. Nele há uma regra que permite o recrutamento dos atletas dos times desclassificados pelos times vencedores, possibilitando que um maior número de crianças chegue às finais. Outras formas de participação neste evento incluem a possibilidade das próprias crianças serem as mesárias, os anotadores, juízes de linha e enfermeiros(as). Os times são formados obedecendo as regras que sempre são criadas em comum acordo entre adultos e crianças. Os pais são convocados para que apóiem, conversem e estimulem seus filhos à participação nos jogos.

Durante todo o ano, especialmente no bimestre do Campeonato, todas as crianças dedicam-se a praticar intensivamante esportes coletivos, como basquete, vôlei, futebol ou modalidades individuais, como corrida simples e de revezamento, além de jogos de calçada ou quintal, como limão na colher, pular corda, baleado e outros.


 
 
     
 
 
     
 
     
 
 
     
 
HOME | APRESENTAÇÃO | ATIVIDADES | CORPO | ARTES | ÁREAS ESPECIAIS | PESQUISA | ADULTOS | MIDIATECA | CONTATO
 
 
Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068
escola@viamagia.org - Mapa de Localização da Escola
2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.