PROGRAMAÇÃO E EMENTAS


Inscrições: de 28/03 a 18/04/2016

Qualquer alteração na programação, os alunos serão
previamente avisados.

Módulo I - de 29/04 a 01/05/2016

Inspirações, referências e diálogos
Nesse primeiro módulo, serão apresentadas e discutidas algumas metodologias, formulações, trabalhos e filosofias que serviram de inspiração e/ou dialogam com a metodologia desenvolvida pelo Instituto Via Magia. Entre outras coisas serão trabalhadas questões referentes a identidade, cultura, redes sociais e culturais, arte, mercado, sustentabilidade, patrimônio material e imaterial, economia criativa e desenvolvimento local.

Módulo II - de 20 a 22/05/2016

Metodologia(s) de pesquisa em patrimônio local e economia criativa
Aqui serão apresentadas diversas fases da metodologia desenvolvida para a pesquisa e elaboração de relatórios e planos para os municípios. Com objetivo e instrumentos de identificação e sistematização do patrimônio material e imaterial dos lugares onde os projetos são inseridos. Visando a valorização e apropriação dessa riqueza pelas comunidades locais, para que seja possível reverte-la em ações para o desenvolvimento sustentável da região. Nessa seção serão apresentados os eixos que orientam o trabalho do Projeto Me Conta, a fase de sistematização do patrimônio material e imaterial da região, tendo o cuidado de incluir o olhar da própria comunidade sobre ela mesma e sobre seu contexto ambiental e cultural, ou seja, considerando seus processos identitários; a formação de agentes culturais e sociais, através da realização de palestras, seminários e oficinas, em um processo de educação contínua; a difusão nos planos locais e suas articulações com outras escalas e implementação de ações sistemáticas.
Disponibilizaremos também a elaboração acerca do treinamento dos pesquisadores locais, relações com a comunidade e participação. Também estarão presentes metodologias para trabalho desenvolvidas pelo IPHAN e UNESCO, que foram elaborados de forma a servirem como roteiro para o trabalho de pesquisa nos territórios estudados.

Módulo III - de 10 a 12/06/2016

Construindo um material de referência: Narrativas e a identidade local
Esse módulo convida a reflexão acerca dos materiais possíveis de serem produzidos a partir de pesquisas de patrimônio. Assim, serão descritos mais minuciosamente os passos na construção do catálogo de oportunidades, uma plataforma multimídia que inclui uma enciclopédia e um DVD interativo. Os catálogos de oportunidades fazem parte de um processo de busca e construção do conhecimento que envolve pessoas na tarefa de construir, aprofundar, ressignificar e redistribuir elementos identitários de um grupo de pessoas, de uma comunidade ou lugar. Podendo ser usados como base para planos e programas de desenvolvimento, bem como material didático contextualizado para escolas.

Módulo IV - de 29 a 31/07/2016

Ações e mobilizações: Expandir
Aqui serão abordadas questões referentes as ações que visem o desenvolvimento local sustentável. Um planejamento estratégico que tem como base atividades criativas e inovadoras a partir do entendimento do conceito de economia criativa articulado a diversas áreas do conhecimento. Abordaremos a construção de um plano de trabalho coletivo para organização de ações, visando o desenvolvimento através do uso proveitoso e racional dos bens naturais e simbólicos. Ou ainda, os processos de criação dos conselhos gestores, trabalho em rede e transparência na aplicação de recursos. Bem como a área estratégica da educação, onde professores das escolas das comunidades recebem capacitação para o uso do material contextualizado. Ainda instrumentos de avaliação e monitoramento. Oportunidades, capacitação e economia criativa.

Copyright © 2016 Casa Via Magia - Todos os direitos reservados.