[ Registros Pedagógicos ]TEMA: Campeonato de Educação Física

Professor Ismael

O TRABALHO
Um projeto das aulas de Esportes é o Campeonato, que é dividido em dois: um com os grupos de 5 anos e 1º ano e o outro do 2º ano em diante.

Durante o ano vamos construindo o acesso às diversas modalidades esportivas, a adequação das regras às faixas etárias, o estabelecimento de uma cultura de mútua ajuda nos treinamentos. As regras dos esportes são quase as mesmas, tanto para os pequenos como para os maiores. No Campeonato temos também atividades individuais, como limão na colher, corrida livre, pula-corda; em duplas, como a corrida de bastão e em grupo, como o baleado e, para os maiores, também o futebol, vôlei e basquete.

No grupo de 5 anos, como ainda não conseguem esperar por muito tempo, o baleado funciona da seguinte maneira: depois de baleada a criança passa para o outro time. Nos grupos do 1º, 2º e 3º anos, depois de ser baleada, a criança sai do jogo e, se alguém do seu time encaixar a bola, a criança volta, na ordem de quem tinha saído primeiro (Baleou, saiu. Encaixou, entrou).
[ Registros Pedagógicos ]
Para todos os jogos temos a anotação dos pontos. Nos grupos dos pequenos, um adulto controla a pontuação. Nos grupos maiores, temos uma criança como mesária para anotar os pontos, oura para ser bandeirinha, auxiliando o juiz, além de jogar em seus times.

Algumas crianças, apesar de não demonstrarem muito interesse nas aulas de esportes, durante o campeonato se esforçam mais, dando tudo de si. Às vezes conseguem até saírem-se melhores do que as mais esforçadas cotidianamente.

• OPINIÃO DO PROFESSOR:

Fico contando os meses para chegar o Campeonato. Tenho muito tempo nessa atividade, mas todo ano fico um pouco nervoso. Acho que é alegria mesmo. A energia deles passa uma alegria muito boa pra mim. E acho que também passo uma boa energia para eles. Fico comovido. Principalmente com o 5º ano, que logo vai embora. Mas depois aparecem para visitar e conversar um pouco. Algumas crianças que não aceitavam perder, quando voltam para visitar e conversar, contam como aprenderam a perder e ganhar.

• OPINIÃO DAS CRIANÇAS:

[ Registros Pedagógicos ]- Eu gostei de participar do campeonato, porque eu era o chefe do meu time, só que ele não ganhou, aí a gente ficou com a medalha de prata. Mas eu ganhei um monte de medalhas de ouro.

- Foi legal. Eu ganhei mais de 10 medalhas. Na corda, eu pulei mais do que todo mundo!

- Eu adorei participar do campeonato, porque eu adoro fazer esportes. Eu e meu avô, a gente treina muito. Por isso eu sempre ganho medalhas. No baleado, que eu não sabia muito, eu aprendi e consegui pegar a bola e balear algumas pessoas. E na corrida eu fiquei um pouco mais rápido. Foi muito bom este campeonato!

- Foi legal, mas eu queria ganhar mais medalhas. Eu gosto muito de medalhas! Um dia eu vou aprender a pular um monte de vezes a corda pra ganhar uma medalha.



 
 
     
 
HOME | APRESENTAÇÃO | ATIVIDADES | CORPO | ARTES | ÁREAS ESPECIAIS | PESQUISA | ADULTOS | MIDIATECA | CONTATO
 
 
Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068
escola@viamagia.org - Mapa de Localização da Escola
2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.