[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Comunidade

Associativismo

A Federação e Engenho Velho da Federação passaram muito tempo alheias a ações de políticas públicas do governo. A falta de espaços de recreação é um dos problemas que a região enfrenta. Pinheiro, da Associação de Moradores do Gantóis e Souza Uzel, conta que no Alto da Bola alguns moradores doaram pedaços de quintal para a construção de um campinho de futebol. A Sociedade Cultural Beneficente Recreativa e Esportiva São Salvador, do Alto das Pombas, e a Associação Esportivo Recreativa Amigos dos Amigos, do Binóculo foram criadas para oferecer espaços de lazer aos moradores.

Para reivindicar ações de melhoria do bairro, os moradores decidem batalhar juntos por um bem coletivo. As associações de bairro são organizações políticas de caráter representativo, não governamentais e sem fins lucrativos. A existência da associação supõe uma participação ativa dos associados, cujo número é ilimitado. Seu papel é proteger os interesses coletivos do grupo que representa. Elas devem ouvir os moradores, discutir propostas de melhorias, propor mudanças, manter um diálogo transparente com os moradores e com o Poder Público.

As lavanderias comunitárias e algumas associações são formadas especialmente por mulheres, oferecem a elas uma possibilidade inserção no mercado de trabalho. Grupos de culinária e costura como a Associação de Mulheres da Federação, Grupo de Mulheres do Alto das Pombas e cooperativas como a COOPERCORTE e a COMUFE e a Cooperativa Engenho Doce são atuantes na região. As cooperativas são uma forma de organização de trabalho que visa o fortalecimento do indivíduo através da sua inserção em um grupo no qual todos os membros compartilham os mesmos direitos.

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.