[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Conhecimento

Educação e Informação

Até a primeira metade do século XX, as crianças da Federação e do Engenho Velho da Federação percorriam longos caminhos para ir à escola, alguns estudavam no Dique do Tororó, outros na Vila América, Garcia e Canela. Algumas crianças caminhavam a pé de sandália até um determinado ponto, lavavam os pés para tirar a lama e então colocavam os sapatos para chegar na escola. Para trazer o ensino para perto das crianças, escolas são instaladas em casas, em associações de moradores, fundadas por iniciativa dos moradores; nascem também dos centros sociais que muitas vezes abrigavam lavanderias comunitárias, posto de saúde e chafariz. Algumas escolas, como a Padre José de Anchieta e Municipal Professor Antônio Carlos Onofre, não funcionam onde foram inicialmente instaladas. Outras, como a Escola Municipal Engenho Velho da Federação e a Henriqueta Martins Catarino, já foram fundadas como escola.

A busca por uma proposta mais ampla de educação que envolva não apenas o crescimento intelectual, mas também o desenvolvimento pleno do ser humano, seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais, através de experiências que extrapolem o ensino formal fez com que algumas instituições de ensino oferecessem à população um outro modelo de ensino no qual a escola não apenas informa, mas permite também que o sujeito construa seu próprio conhecimento. São exemplos de experiências escolares diferenciadas: a Escola de Aplicação, sob direção da diretora Carmem Teixeira, que funcionou em São Lázaro entre os anos 1956 e 1961; o Instituto Cultural Casa Via Magia, que surgiu em 82, a Escola Salva Dor que segue os princípios da pedagogia antroposófica. As Universidades e emissoras de televisão e rádio também são marca da região. A chegada do campus da Universidade Federal da Bahia trouxe melhorias de infra-estrutura. Alguns de seus núcleos de ensino funcionam ao longo da rua Caetano Moura, na Avenida Cardeal da Silva e em São Lázaro: a Escola Politécnica, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A Universidade Católica, a Faculdade Visconde de Cayru e a UNIFACS, e duas fundações de apoio à pesquisa, a FAPEX e a FAPESB, também estão localizadas na região.

A localização da Federação como um dos pontos mais altos de Salvador atraiu a instalação de antenas de televisão e rádio como a TV e Rádio Itapoan, TV Bahia, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB), Rádio Transamérica, TV Bandeirantes e TV Aratu. A difusão de conhecimento através de meios de comunicação de massa é realizada também pelas rádios comunitárias, que são importantes instrumentos de articulação local.

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.