[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Espiritualidade

Na Origem da Fé

Salvador, primeira capital do Brasil colônia, e primeira arquidiocese do país, é o berço do catolicismo no Brasil. Nesta mesma cidade são conquistados, com muita luta e resistência, outros espaços de expressão religiosa. Há registros históricos que afirmam que a Casa Branca, originária do Terreiro da Barroquinha e fundada por volta da primeira metade do século XIX, é um dos primeiros centros religiosos negros conhecidos do Brasil. Um século antes já estava erguida na colina de São Lázaro a capela em homenagem a este santo.

Antes da primeira Constituição Republicana, de 1891, o catolicismo era a religião oficial do Brasil. O olhar das autoridades locais não permitia a diversidade de expressões religiosas; a repressão só diminuiu a partir de meados dos 50 do século XX. A perseguição não afetou apenas os terreiros de candomblé, mas também entidades religiosas como a Igreja Luterana. Na década de 70 foi dispensada autorização policial para se bater candomblé, e apenas em 1988 foi instituída a liberdade da prática religiosa, através do Artigo 5º da Constituição Federal.

As transformações pelas quais o candomblé passou permitiram a sua preservação. Se, por um lado, o sincretismo modificou seu conteúdo, outros elementos da identidade cultural dos africanos descendentes de escravos foram mantidos. A busca destas referências ancestrais não é uma volta ao original primitivo, mas uma releitura da tradição que reverencia os caminhos da fé.

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.