[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Roteiro

Caminhos e Encruzilhadas

A ocupação do Engenho Velho da Federação e Federação inicia-se nas linhas das cumeadas onde hoje estão localizados os equipamentos comunitários, o comércio e instaladas algumas linhas de transporte coletivo. Posteriormente começa a ocupação das baixadas.

Por muito tempo as trilhas de terra batida eram feitas dentro da mata fechada, a pé, descendo e subindo morro para seguir a Estrada do Rio Vermelho de Baixo, atual Avenida Garibaldi, ou a Estrada do Rio Vermelho de Cima, atual Avenida Vasco da Gama.

Os nomes das ruas relacionam-se com influência da igreja católica, com os terreiros de Candomblé e com a história dos movimentos de moradores dos bairros. A avenida Cardeal da Silva passa a se chamar assim por causa de Augusto Álvaro Cardeal da Bahia, arcebisbo primaz do Brasil. Outras vias têm nomes de padres e santos: rua Padre Camilo Torrend, Rua Padre Brito, Rua Padre Domingos de Brito, São Lázaro, Largo do Alto do Cruzeiro, Rua São Cristóvão, Rua Santa Suzana, Rua São Sebastião (conhecida como Ladeira do Scorpio), São Braz, Ladeira de São Roque, rua Maria Imaculada, avenida Nossa Senhora Auxiliadora, Ladeira São João de Deus, Rua Nazaré de Maria, Rua São José e Avenida São Tiago.

Conta-se que a Rua São Romão não presta homenagem ao santo, seria uma homenagem a Seu Romão, Ogan do terreiro da Yalorixá Emiliana. No Gantóis estão também a Rua dos Orixás e a Rua Maria Cleusa. Um dos acessos do Engenho Velho da Federação para a Vasco da Gama, a antiga ladeira do Bogum, passou a se chamar Ladeira Manoel Bonfim, um tributo a um morador antigo do Engenho Velho da Federação, pai de Vivi das Palmeiras. Outro morador que dá nome a uma rua é Pedro Gama, personagem ativo do Sobradinho. Pessoas ilustres como Aristides Novis, Henriqueta Catarino, Mestre Pastinha, Augusto Álvares, Caetano Moura, Xisto Bahia e Teixeira Mendes também são lembrados em nomes de ruas. A memória do tempo da natureza é registrada em nomes como Rua das Palmeiras, Vale das Muriçocas, rua dos Coqueiros e rua Serpente.

Nomes ainda em uso estão relacionados ao futebol como Alto da Bola e Vai Quem Quer. Há também nomes curiosos como Pilão Tampa, no Alto das Pombas, e outros que desapareceram com as mudanças dos nomes das vias, como Mata Maroto, Caminho do Inferno e Ladeira do Quebra Bunda.

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.