[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Roteiro

Caminhos e Encruzilhadas

Manoel Bonfim

Manoel Bonfim foi um dos primeiros moradores do Eng. Velho (Séc.XIX). Trabalhava na Companhia Metropolitana, ajudou na construção da Avenida Vasco da Gama, e ganhou um pedaço de terra pela redondeza. Ele e mais alguns operários passaram a habitar a região. Morreu aos 95 anos, e seu nome hoje está na ladeira que dá acesso à Vasco da Gama, antiga ladeira do Bogum. A Ladeira Manoel Bonfim surgiu oficialmente após o desdobramento de todo o Engenho Velho, ela estava situada em uma parte interna da roça de candomblé.

Terreiro Ilê Axé Oba Tadê Patiti Oba

O Terreiro Obá Patiti Obá foi fundado em 1907 por Manoel Bonfim, que já teve um cargo sacerdotal no Terreiro da Casa Branca. Um dos filhos de Manoel Bonfim, também ogan do Terreiro da Casa Branca, é Astrogildo de Bonfim de Jesus, Seu Vivi, conhecido no Engenho Velho por sua relevante atuação em ações comunitárias – o terreiro abrigou uma escola e uma associação de moradores.

Este templo religioso de nação ketu tem Xangô como patrono e seu calendário de cultos presta também homenagens a outros orixás. A sucessão da chefia da casa é realizada através de adivinhação por búzios. Atualmente as responsáveis pelo terreiro são a Ialorixá Nilza, a ekede Altamira Doroteia de Jesus e Mãe Pequena Justiniana Ferreira dos Santos e o Alabê Raimundo José de Souza.

Ilê Axé Oba Tadê Patiti Oba
Ladeira Manoel Bonfim, 23
3327 0198

Voltar
  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.