Apresentação A Região Tradição e Memória O Festival de Reisados Os Ternos Contato
 
     
 
     
 

Apresentação

Esta publicação é resultado do amplo e dedicado trabalho de muitas pessoas em prol da valorização do patrimônio cultural de diversas comunidades no interior do Estado da Bahia. Seu objetivo é apresentar o Festival de Reisados de Boa Nova em sua sétima edição, e assim um pouco da riqueza contida nos festejos de reis da cidade de Boa Nova e território de identidade do Médio Rio das Contas*, mostrando um pouco dessa tradição importante na cultura da região, povoando as memórias individuais e coletivas de seus habitantes.

Os festejos de reis são uma herança mantida por diversas famílias que entre os dias 25 de dezembro e 06 de janeiro peregrinam de casa em casa, anunciando a chegada do menino Jesus e festejando as dádivas da natureza. Estes grupos de Terno de Reis, como são chamados na Bahia, realizam pontes entre as diferentes gerações, entre diversos aspectos de sua cultura, entre seu passado e presente. Desde muito cedo as crianças são introduzidas na tradição e os mais velhos são os mestres, que não apenas orientam as comunidades nas questões referentes à Festa de Reis, mas também em diversos aspectos da vida cotidiana. Nesse contexto, o ritual anual se caracteriza como tradição local e contribui para sua permanência entre os costumes da população. Que cria e consagra relações sociais e simbólicas entre as mais diversas pessoas, seja no interior da família, ou da comunidade mais geral.

Uma celebração que conecta as várias espiritualidades da região, presente nas suas manifestações religiosas e culturais, a exemplo das rezas realizadas em todo município em homenagem aos santos de devoção, na prática das benzedeiras, na realização dos presépios a espera dos reisados, as pastorinhas, assim como as procissões que rompem a aurora ao som das matracas e ladainhas. Bem como nas igrejas protestantes, nos grupos espíritas, de religiões afrodescendentes e de estudos esotéricos. E onde a música, sem dúvida, é uma parte essencial das festas de reis, bem como do Festival de Reisados de Boa Nova. Podemos dizer que seu ritmo e poesia fazem o coração pulsante dos festejos. Reconhecendo sua importância, trazemos uma amostra das canções de grupos que se apresentaram no evento.

Tamanha a importância dessa manifestação na cultura local merece ser valorizada e celebrada, possibilitando aos mais velhos a continuidade e aos mais novos acesso a essa sabedoria. É com essa intenção que reúnem-se diversas pessoas e entidades da cidade de Boa Nova e região do Médio Rio das Contas para criar e manter um momento de encontro e fortalecimento dos grupos: o Festival de Reisados de Boa Nova. Assim, esta publicação pretende registrar e contribuir com essa caminhada, apresentando um pouco do festival, mas também da tradição e riquezas dos festejos de reis, os ternos e suas músicas.


* - Território de identidade nomeado pelo Governo do Estado da Bahia composto por 16 municípios: Aiquara, Apuarema, Barra do
Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiau, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá e Ubatã.

. Galeria de Fotos do Festival

 
     
 
 
 
     
 
 
 
     
 
 
 
     
   
     
  2017 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.