Apresentação A Região Tradição e Memória O Festival de Reisados Os Ternos Contato
 
     
 
     
 

O Festival de Reisados

Desde o ano de 2010, a folia de reis em Boa Nova e região ganharam um aliado e parceiro: o Festival de Reisados, que se apresenta como um momento de encontro, trocas e compartilhamento entre diversos grupos de ternos de reis, fortalecendo suas tradições.

O festival já se tornou também uma tradição do município, contribuindo para a valorização e fortalecimento dessa importante manifestação da cultura local. Sua origem remonta de quando o festival Mercado Cultural chegou a Boa Nova trazendo em sua caravana a interação com culturas de diversos lugares. Além disso, o evento valorizou e deu espaço à cultura local, possibilitando também o encanto de rever a própria cultura estampada nos desfiles dos Ternos de Reis pelas ruas da cidade.

De forma geral, o projeto tem como objetivo estimular e valorizar a cultura popular, contribuindo para a manutenção desse patrimônio. Além disso, na própria ideia do festival está se buscando um desenvolvimento pautado na cultura e na economia criativa que o acompanha. Por exemplo, na vivência do lugar, onde as pessoas podem experimentar trilhas ecológicas, roteiros guiados e apreciar a gastronomia local, além, é claro, das manifestações artísticas. Dessa forma, a iniciativa parte de uma visão de desenvolvimento e turismo mais humanos e comunitários.

Dentre os resultados positivos observados deste processo podemos apontar: alguns grupos que estavam desarticulados voltaram a se organizar; e pessoas que residem em outros estados fazem questão de permanecerem na região no período da festa. Ao mesmo tempo, grupos de outras cidades reivindicam sua participação no festival. Percebe-se ainda o resgate da autoestima enquanto grupo de reisados e a valorização da tradição pelos mais jovens, garantindo a continuidade do grupo e da própria tradição.

Na sétima edição do Festival, que aconteceu nos dias 14 e 15 de janeiro de 2017, o evento contou com a o apoio do Terno de Reis dos Ferreira, Museu do Processo, da Casa Via Magia, Prefeitura Municipal de Boa Nova, além do apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura e da Secretaria da Fazenda e Centro de Culturas Populares e Identitárias.

No dia 15 de janeiro a programação teve início com o seminário, onde os representantes dos ternos puderam compartilhar suas experiências, história e trajeto de seus respectivos grupos, além de enfatizarem o quanto tem sido importante e significativo os encontros durante o Festival.  Nas falas dos mestres era possível sentir a emoção, o contentamento e a alegria em manter viva esta cultura.  Após o seminário, os foliões se confraternizaram e saíram mais uma vez em cortejo pela Avenida Nossa Senhora da Boa Nova e apresentações na Praça da Bandeira.

Com muita dança, o público presente nos dois dias do festival interagiu com os foliões e foram contagiados pelos sons, cores e ritmos peculiares de cada um dos grupos. Por toda a duração do evento a alegria espalhava uma atmosfera de espontaneidade e simplicidade, duas qualidades que caracterizam bem os ternos de reis.  E a cada canto e conversa podia-se observar o prazer de fazer parte e contribuir com esse patrimônio cultural.

. Ficha técnica:

Organização: Diogo Reyes Silva
Produção de textos: Diogo Reyes Silva, Daiane Fontes e Ilka Ferreira
Revisão de textos: Talita Costa
Fotografias: Diogo Reyes Silva, Celso Ricardo, Tiago Lima, Daiane Fontes e Ilka Ferreira


. Galeria de Fotos do Festival

 
     
 
 
 
     
 
 
 
     
 
 
     
   
     
  2017 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.