[30|08|04]
O Futuro da Cultura no Mundo Não-Hegemônico

[23|08|04]
Saiba aonde retirar o Certificado de participação do FCM

[23|08|04]
Abdias do Nascimento foi homenageado no Fórum Cultural Mundial

[16|08|04]
Cultura e desenvolvimento no mundo globalizado

[09|08|04]
Fernando Solanas é ovacionado pela platéia em um debate do FCM

[02|08|04]
Saiba como foi a Presença Indígena no Fórum Cultural Mundial

[28|07|04]
Mídia e Cultura: Critérios, Escolhas e Agendas

[28|07|04]
Arte e Educação foi tema do FCM

[23|07|04]
A mudança dos mercados culturais

[21|07|04]
IV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada Dos Veadeiros

[21|07|04]
STV mostra destaques do Fórum Cultural Mundial

[19|07|04]

Feira de Idéias e Oportunidades foi um dos principais destaques do FCM

[13|07|04]

Direitos Autorais e Pirataria - A Crise da Indústria da Música

[08|07|04]

Veja as fotos da solenidade de abertura do Fórum Cultural Mundial realizado no Theatro Municipal em São Paulo

[02|07|04]
Motoboys Vida Loca está na Mostra Artística do FCM

[01|07|04]

Leia na íntegra a Carta de São Paulo

[30|06|04]
O Papel da Cultura e das Artes em Programas de Desenvolvimento

[29|06|04]

Autoridades abriram oficialmente Fórum Cultural Mundial no Theatro Municipal

[28|06|04]

Manu e Gil abrem o FCM com 60 mil pessoas

[24|06|04]

Manu Chao faz show inédito para o Fórum Cultural Mundial

[21|06|04]

A maior cidade da América Latina sedia o FCM

[21|06|04]
Domingo no Parque: Manu Chao e Gilberto Gil abrem a primeira noite de espetáculos FCM

[18|06|04]
Seminário discute a igualdade nas produções culturais

[17|06|04]

Lobão fala sobre as responsabilidades do artista e faz show acústico no Fórum de Políticas Culturais em Rio Claro

[16|06|04]

Resultado da aprovação de trabalhos e projetos enviados ao FCM

[07|06|04]
Resultado da aprovação de trabalhos e projetos enviados ao FCM sairá dia 15 de junho

[04|06|04]

“Cultura é a Mãe” é tema do o III Fórum Regional de Políticas Culturais em Rio Claro

[01|06|04]
Sexta edição do Mercado Cultural será em 2005

[26|05|04]
FCM presente no Seminário Cultural do Mundo da Língua Portuguesa

[24|05|04]
Fórum Brasileiro de Cultura reúne as propostas do país e aponta para novas perspectivas

[24|05|04]
Entrevista com Danilo Santos de Miranda, presidente do Conselho Diretor do Fórum Mundial Cultural

[17|05|04]
Fórum Brasileiro de Cultura do Rio de Janeiro

[17|05|04]
São Paulo debate sua complexa diversidade cultural

[07/05/04]
Cultura brasileira invade Barcelona durante 141 dias do Fórum

[04|05|04]
Pré-fórum de Barcelona recebe diretor do SESC e do FCM

[04|05|04]
Seminário Regional do Rio de Janeiro

[04|05|04]
Estados do Centro-Oeste querem ações conjuntas de cultura

[03|05|04]
Colóquio Paris São Paulo 450 anos começa hoje

[03|05|04]
Governo inicia discussão sobre o Fórum Cultural Mundial

[03|05|04]
Cultura no Brasil Central: debates e palestras começam hoje

[30|04|04]
Estados do Centro-Oeste discutem integração cultural

[28|04|04]
Fórum Bahia de Cultura começa hoje

[28|04|04]
II Fórum Temático Latinoamericano, na Colômbia. Acompanhe, em tempo real, as conferências

[27|04|04]
Seminário do Cone Sul, em Foz do Iguaçu, mostrou propostas que farão parte do preparatório para o Fórum Cultural Mundial

[27|04|04]
"Governança Local e Global e o Futuro da Democracia" é tema de seminário promovido pela parceria Intituto Pólis e Ágora

[07|04|04]
Seminário do Sudeste começa amanhã. Confira a programação

[22|03|04]
Região Norte formaliza seu Conselho para o FCM

[24|06|04] Manu Chao faz show inédito para o Fórum Cultural Mundial

Francês, filho de espanhóis, Manu Chao apresenta um esteriótipo muito longe do europeu característico. Tem marca registrada de ser um artista politizado, é simpatizante dos rebeldes mexicanos (Zapatistas) e do Movimento dos Sem-Terra, no Brasil. Em 1992, instalou-se no bairro de Santa Teresa (Rio de Janeiro), fez vários amigos e traz muitas lembranças deste tempo. “Sinto muita saudade do Brasil. É um país que me identifico muito”, conta o cantor que concedeu uma entrevista ao FCM, por telefone, no dia 24 de julho.

Chao está no Brasil e será a atração de maior destaque do Fórum Cultural Mundial . No show, que apresentará no próximo domingo (27), no Parque do Ibirapuera, traz nova formação de banda (inédita para o evento) e fará um espetáculo também inédito, mesclando canções de Clandestino (1998), e Proxima Estación: Esperanza (2001), além de sucessos da banda Manu Negra (nome emprestado de uma organização anarquista espanhola), uma das bandas mais ousadas da história do rock. Atualmente, Manu está trabalhando no projeto de um CD e Livro, que serão lançados juntos em Setembro. “O nome ainda não é definitivo, mas o provisório é Sibéria ”.

O artista apresenta em seu trabalho a sonoplastia primitiva, o jazz, o ska, o flamenco, a música popular brasileira, com vozes infantis e locuções radiofônicas. Neste gênero, o cantor lançou Clandestino (1998), sucesso absoluto de vendas, um milhão de cópias só na França e outro milhão de cópias ao redor do mundo. Em 2001, o cantor lançou Proxima Estación: Esperanza, que é sucesso até hoje.

FCM - Esse show que fará para o FCM é especial, inédito?

Manu – Estamos aqui no Rio ensaiando para nos apresentar no evento. Fui convidado e não estava com nada pronto, faz tempo que não me apresento, então tive que montar um show inédito, especialmente para o Fórum.

FCM – Os integrantes que se apresentarão aqui não são os mesmos. Quem você trouxe para a apresentação?

Manu – Na bateria trouxe David Bourguignon, no baixo, Gambeat, na percussão Garbance e guitarra Madjid Fahem. Uma galera das boas.

FCM - No show de abertura do Fórum você será acompanhado pelo ministro da cultura e um dos maiores compositores da música brasileira, Gilberto Gil. Você consegue enxergar semelhanças entre as composições de vocês?

Manu – Não vejo muita semelhança não. Tenho sim um grande respeito pelo Gil, ele é um maestro. Conheço a música dele desde pequeno, meus pais ouviam muito música brasileira. Eu praticamente cresci ouvindo Gil.

FCM - Você já esteve várias vezes no Brasil, inclusive já morou aqui. Do que mais gosta e qual a melhor lembrança?

Manu - Adoro o Brasil, o Rio, Ceará, enfim, o país todo. Estive em São Paulo também em 1992 e fiz um concerto incrível no Vale do Anhangabaú, ainda estava com o Manu Negra. Foi inesquecível.

FCM - Você tem uma ligação muito forte com a América latina. De onde nasceu o interesse, já que é francês e filho de espanhóis?

Manu – Acho que foi de viajar muito e em muitas turnês. No Brasil, cheguei durante a Eco-92 e fiz vários shows, um na Praça Mauá e também a viagem que fiz pela Colômbia.

FCM – Inclusive da viagem que fez pela Colômbia nasceu um livro escrito pelo seu pai, que é jornalista.

Manu – Exatamente. Foi uma experiência incrível. Nos apresentamos para 80 mil pessoas em Bogotá. Só que a situação lá estava terrível. Era uma guerra, muita violência, um período muito complicado. Meu pai estava junto e escreveu o livro [Expresso de Hielo: livro relata toda a turnê de Manu e Banda, que percorreu toda a Colômbia de trem, indo em zonas de guerrilhas, fora do controle do Estado, para tocar para os camponeses].

FCM – O livro não chegou a ser editado aqui?

Manu - Lembro que foi editado na França, em Barcelona e na Itália. Adoraria que fosse editado aqui, mas não chegou não.

FCM - Quais são suas influências musicais e o que está escutando atualmente?

Manu – As minhas influências são as experiências da minha vida no dia-a-dia. São diversas, múltiplas. Não sei explicar muito bem. Desde adolescente ouvia muito rock, punk, música pop, música latina, flamenco, entre outros estilos.

FCM - Está trabalhando em algum novo CD?

Manu - Estou produzindo um livro e um CD que ainda não tem nome certo, por enquanto chama-se Sibéria e o lançamento está previsto para setembro. Só posso dizer isso.

volta