[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]


Educação e Arte:

A escola tem formado crianças com visão mais profunda e abrangente do mundo e professores capacitados e entusiasmados a desenvolverem uma pedagogia inovadora, com visão global do mundo. Diferente das escolas formais, o aprendizado possibilita a circulação dos alunos em espaços distintos, inclusive na área ambiental de 1.400 metros quadrados. O material didático é desenvolvido na própria escola, inclusive os livros didáticos, que são elaborados pelas crianças em parceria com os professores e a coordenação pedagógica. A produção pedagógica, científica e literária é objeto de pesquisas, estágios, teses acadêmicas e convênios de cooperação técnica com universidades.

Além da Escola Via Magia, o instituto mantém, através da equipe de artistas e educadores, projetos educacionais e culturais voltados à pesquisa e produção de novas idéias e linguagens artísticas, materiais em educação e um centro de formação de educadores; atividades diversas para difusão das experiências (palestras, congressos, treinamentos e seminários no Brasil e exterior), cursos e oficinas de teatro, música e dança contemporânea; o grupo de teatro Via Magia, responsável por mais de 20 montagens teatrais, com premiações e participações em festivais nacionais e internacionais.

Paralelamente ao trabalho de Educação através do Teatro, o Grupo fundou o Instituto Cultural Casa Via Magia, com o propósito de promover o intercâmbio e a comunicação entre os agentes culturais dos diversos continentes. Este Instituto produziu o Festival de Cinema Pan Africano, o Via Bahia Festival e o Mercado Cultural, considerado “o mais importante espaço para discussão de políticas públicas e privadas da área de cultura na atualidade” *.

* - Na opinião de Israel do Vale da Folha de São Paulo – 09/12/2002.
  2007 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.