[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Formação de Educadores:

Em 1999 a Casa Via Magia foi selecionada pelo MEC para implementar o projeto "Parâmetros com Arte", considerando a sua "larga experiência em arte-educação", conforme avaliação de Rosa Iavelberg, coordenadora de arte da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC. Salvador foi escolhida como ponto de partida pela sua intensa produção cultural. O projeto capacitou 100 professores da rede municipal em arte-educação, através de atividades de teatro, artes visuais e ainda mobilização nos bairros, com o propósito de fomentar e valorizar a cultura local.

Os professores aprenderam a relacionar a arte a outras áreas de conhecimento, como Literatura, Ciências e História, e incrementarem sua sensibilidade para reconhecer e desenvolver a expressividade e o talento das crianças, dentro do objetivo de implementar o ensino e a aprendizagem da arte na escola através da reflexão, contextualização do conhecimento e das articulações entre conteúdos e técnicas, dinâmicas e materiais, planejamentos e avaliações, meios e objetivos educacionais.

Diante dos resultados alcançados, a Casa Via Magia foi contratada pelo MEC para estender a consultoria a outros Estados da Federação – inicialmente Goiás e Acre. A participação no "Parâmetros com Arte" representou uma contribuição efetiva à melhoria da educação brasileira. Através desse projeto a pedagogia desenvolvida na Bahia começou a influenciar as práticas pedagógicas de outros Estados e outros países.
  2007 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.