[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Projetos Sócio-Culturais :

O apoio a projetos sócio-culturais e o estreitamento de vínculos com a comunidade local tem se intensificado nos últimos anos, através da realização de eventos anuais, como a Celebração da Herança Africana, o Via Bahia Festival e o Mercado Cultural, todos marcadamente caracterizados pela sinergia com projetos artísticos e também com a articulação e intercâmbio entre organizações locais e projetos de países da América Latina, África e outros continentes.

Dentre as experiências inovadoras desenvolvidas recentemente com a comunidade, destaca-se o projeto Photo-Erê, curso de fotografia para jovens e adolescentes da casa de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, uma das mais tradicionais e conceituadas da Bahia, localizada no bairro de São Gonçalo do Retiro. Os participantes puderam exercitar o olhar fotográfico sobre a sua própria existência sócio-cultural, numa ação de afirmação da identidade.

Com o projeto Vídeo nas Escolas, a Casa Via Magia teve a oportunidade de testar a utilização do vídeo para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, criativa e crítica por parte de alunos e educadores. Vídeos temáticos provocaram a reflexão sobre a realidade brasileira, a exemplo de "Quando o crioulo dança", de Dilma Lóes, apresentando situações vividas no cotidiano pela comunidade negra.

Com o propósito de aproximar a comunidade em que está inserida das atividades da instituição, em 1988, a Casa Via Magia implementou o projeto Ubuntu no bairro da Federação, em Salvador-Bahia. A experiência local comunitária, fundamentada no tripé Pedagogia, Psicologia e Arte, tem o seu foco voltado para crianças adolescentes e jovens, e foi viabilizada através de uma ação integrada escola / comunidade / empresa. A decisão sobre a escolha da área foi natural: é na Federação que há mais de 20 anos atua a instituição executora do projeto, a Casa Via Magia. Desde 1998, mais de 200 jovens já foram atendidos pelo projeto Ubuntu na Federação, em oficinas de vídeo, teatro, capoeira, informática, inglês, dança, literatura e poesia.
  2007 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.