[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]


The British Council          |    English version

O projeto MPBBPM nasceu da constatação de uma semelhança fundamental entre o Brasil e o Reino Unido: ambos apresentam a música como expoente de sua criatividade. Esta é fortemente influenciada pela diversidade cultural de cada nação. No caso brasileiro, as influências européias, africanas e americanas são evidentes. Já a música popular do Reino Unido é influenciada pelos ritmos asiáticos, afro-caribenhos, africanos e pelo "folk".

Através de uma parceria com produtores brasileiros, o British Council lançou, em abril de 2001, o projeto MPBBPM, que objetiva promover a apresentação de artistas britânicos e brasileiros com semelhantes propostas musicais. Paralelamente às apresentações são realizadas atividades como workshops, palestras, masterclasses e debates. Espera-se que, ao colocar músicos britânicos para dividir o palco com músicos brasileiros, um trabalho conjunto será gerado. Na tendência da música politizada, a primeira edição do projeto contou com a participação da banda inglesa Asian Dub Foundation e das bandas brasileiras O Rappa, Nação Zumbi e Marcelo D2.

Durante o evento, também foram realizados Workshops de música eletrônica, ministrados pelo braço educacional do grupo Asian Dub Foundation (ADFED), além de jam sessions com os grupos Afro Reggae, no Rio de Janeiro, e Meninos do Morumbi, em São Paulo.

A segunda edição do MPBBPM terá como tema as tendências afro-caribenhas da música eletrônica. Do lado inglês, teremos a participação do DJ Norman Jay, um dos mais representativos expoentes da cena musical eletrônica européia atual, que busca na música negra da América Central suas principais influências. O sociólogo inglês Paul Gilroy também representará o Reino Unido. Gilroy é autor do livro "O Atlântico Negro", recentemente lançado pela Editora 34, no Rio de Janeiro.

Do lado brasileiro, teremos a participação do DJ Marky, que abriu espaço no cenário musical londrino com seu drum 'n' bass nitidamente brasileiro, e também do grupo de percussão formado pelos meninos e meninas do Projeto Axé, de Salvador. As apresentações musicais e os eventos paralelos vão acontecer simultaneamente nas cidades de Salvador, São Paulo e rio de Janeiro.

Topo

  2006 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.