[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]


Bahia: Exemplo de Política Pioneira para a Cultura         |    English version

É muito oportuna a realização do III Mercado Cultural / Strictly Mundial 2001 em Salvador. A Bahia, berço histórico da civilização brasileira, se sente orgulhosa em receber os mais de 1.500 artistas que estão sendo esperados pelos organizadores do evento. Afinal, o nosso Estado é um exemplo de desenvolvimento cultural. Nos últimos anos, os paradigmas da cultura apenas como atividade lúdica foram quebrados, graças à política pioneira do governo baiano, através da Secretaria da Cultura e Turismo, fundada em 1995.

Novos paradigmas foram criados e importantes ferramentas adotadas para consolidação de projetos culturais. Entre eles, o Fazcultura - Programa Estadual de Incentivo à Cultura, que estabeleceu uma nova ordem nas relações produtor cultural / Estado / iniciativa privada. O Fazcultura fomenta o patrocínio cultural na Bahia através do benefício fiscal. Ele abrange diversas linguagens artísticas, como cinema, artes cênicas, literatura, música e artes plásticas.

Como a intenção do Mercado Cultural é estabelecer uma conexão entre a América Latina, Europa, Estados Unidos, África e Brasil, não poderia haver melhor lugar que a Bahia para sua realização. Povo miscigenado por natureza, formado por várias etnias - cada qual com suas religiões e credos - os baianos têm na cultura o seu maior diferencial e a vanguarda como uma de suas características marcantes, completamente em sintonia com a filosofia do Mercado Cultural.

A Bahia se sente também inteiramente à vontade em sediar o II Strictly Mundial, evento criado e organizado pelo Fórum Europeu de Festivais de Música do Mundo, diante da grande identificação com a música. Nós somos um povo essencialmente musical. A musicalidade explode em cada canto de Salvador. Seja no maior bairro negro da cidade, a Liberdade, seja no Candeal Gueto Square, de Carlinhos Brown, ou, ainda, invadindo os becos e ladeiras do Pelourinho, reduto de variados ritmos e cores; maior conjunto arquitetônico da América Latina e Patrimônio da Humanidade.

É com esse espírito de baianidade, jeito gentil, amável e hospitaleiro de ser, que a Bahia recebe os artistas de diferentes partes do mundo, participantes do III Mercado Cultural / Striclty Mundial 2001.

Paulo Gaudenzi
Secretário da Cultura e Turismo da Bahia
Novembro 2001

Topo

  2006 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.