[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]


Strictly Mundial 2001         |    English version



Bem-vindo!

Há dez anos, a música mundial ainda estava em seus estágios embrionários. Novos festivais desenvolviam conceitos inovadores, enquanto que os velhos festivais de folclore descobriram que existe um mundo de música além dos seus velhos circuitos. Na Europa, esta música de minorias encontrou o seu ponto de feira de negócios em um nicho do Berlin Independent Days. Foi durante o BID de 1991 que Ben Mandelson (de 3 Mustapha 3 e Fama GlobeStyle), durante um painel com vários organizadores do festival Europeu, indagou se eles não tinham o suficiente em comum para se encontrar mais regularmente. Assim, nasceu o Fórum Europeu de Festivais Mundiais de Música (European Forum of Worldwide Music Festivals - EFWMF), ou simplesmente "O Forum" (The Forum).

Uma das maiores preocupações do EFWMF é divulgar informações sobre a música mundial para o público, para os organizadores profissionais, para a mídia e para os artistas. Com este objetivo, procuramos nos articular e trabalhar ativamente com outras organizações em todo o mundo. Assim, o EFWMF criou o WOMEX em 1994 e o Striclty Mundial em 2000. Qualquer feira comercial de música mundial almeja reunir os representantes globais desta secção da cultura na área de negócios musicais. Mas uma feira deste tipo só será verdadeiramente um evento global se promover e efetivar o intercâmbio entre os continentes.

Estamos, portanto, extremamente felizes em realizar a segunda edição do Strictly Mundial no Brasil. Nossos sinceros agradecimentos a Benjamin Taubkin, por montar tão fabuloso programa artístico, e para toda a equipe da organização do Mercado Cultural, por convidar-nos a participar deste evento e por preparar dias que, tenho certeza, serão inesquecíveis em Salvador.

Estamos ansiosos para ver os artistas brasileiros e os centro e latino-americanos no palco; não só por admirar a cultura e o estilo de vida brasileiro, mas também para encontrar os profissionais - e o povo local - dessa parte do mundo. É a primeira vez que o EFWMF envolve-se num projeto fora de sua região de origem, mas já adiantamos que esta não será a última - e afirmamos isso já sabendo que o próximo Strictly Mundial vai nos levar de volta às praias européias (Marselha, no início de março de 2003).

Obviamente, qualquer festival mundial de música pressupõe negócios. Mas antes deles, vem a diversão e a alegria - pela música, pela hospitalidade do povo local, pela felicidade de encontrar amigos, pela satisfação de partilhar os mesmos valores, sonhos e visões. Sem esquecer, é claro, das bebidas e das comidas.

Portanto, vamos nos divertir! E... nos deleitar!

Bernhard Hanneken
Presidente do EFWMF
Novembro 2001

Topo

  2006 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.