Focado no tema Contrastes, o IV Mercado Cultural acontecerá de 3 a 8 de dezembro de 2002 e apresentará cerca de 100 mostras artísticas de artes visuais, música, dança e teatro, vindos de Israel, Colômbia, Coréia, Palestina, Alemanha, Argentina, Suíça, Congo, Espanha, EUA, Líbano,Cuba, México, Portugal e diversos estados do Brasil, compondo um grande intercâmbio cultural e artístico. Serão apresentados ainda, grupos de música e cultura popular, originários de diversos estados brasileiros, e projetos desenvolvidos em parceria com instituições e organizações nacionais e internacionais.

Para este ano, o Mercado Cultural contará também com a presença de cerca de 60 jornalistas e 1000 produtores culturais de diversas partes do mundo e a realização de conferências, workshops e feira de artes, para compor um mosaico cultural das Américas, Europa, Ásia, África, Brasil e Bahia. O Mercado Cultural atrai um público de 30.000 pessoas em espaços fechados e mais de 60.000 pessoas nos espaços abertos.

Conferências
Buscando fortalecer o intercâmbio cultural e a comunicação entre os agentes culturais dos diversos continentes, as conferências do Mercado Cultural, criarão o tempo necessário para reflexão sobre as realidades sociais e novas perspectivas culturais no mundo, enquanto que os workshops, ministrados por artistas que se apresentam no evento, oferecerão contato com as técnicas utilizadas para desenvolver os espetáculos apresentados.


FALA – Feira de Artes e Oportunidades
A Feira de Artes, por sua vez, funcionará como um espaço para facilitar contatos, oportunidades e diálogos. Concebida como um fórum e composta por cerca de 100 stands, é uma oportunidade para redes de negócios entre artistas, produtores, diretores de festivais, donos de galerias, promotores e diretores de centros culturais.


PROGRAMAÇÃO

Seguindo o tema Contrastes, a programação do IV Mercado Cultural contará com a apresentação de mais de 1.500 artistas de dança, teatro, música e artes visuais, realizando uma conexão entre a América Latina, Europa, Estados Unidos, África e Brasil. Na programação musical, serão abrangidas as mais diversas vertentes da música, passando do erudito à eletrônica, do contemporâneo ao tradicional. Entre os grupos que participarão do evento, já estão confirmados:


Música: A Barca (SÃO PAULO), Afoxé Ilê de Egbá (PERNAMBUCO), All Star Jazz (EUA), Armandinho (BAHIA), Bando Virado no Mói de Coentro (BAHIA), Beatriz Pichi Malen (ARGENTINA), Berimbrown (MINAS GERAIS), Ceumar (MINAS GERAIS), Chico Antônio (RIO GRANDE DO NORTE), Chuchumbé (MÉXICO), Félix Baloy (CUBA), Hanine y Son cubano (LÍBANO), Joatan Nascimento (BAHIA), Lampirônicos (BAHIA), Landinho Pé de Bode (BAHIA), Liliana Herreo y Juan Falu (ARGENTINA), Luciano Bahia (BAHIA), Maracatu (PERNAMBUCO), Marlui Miranda (SÃO PAULO), Mundo Livre s/a (PERNAMBUCO), O Brasil da Sanfona (ESTADOS DO BRASIL), Oriental Music Ensemble (PALESTINA), Orquestra Popular de Câmara (SÃO PAULO), Pedro Luis & A Parede (RIO DE JANEIRO), Petrona Martinez (COLÔMBIA), Quinteto Paraíba (PARAÍBA), Quixabeira (BAHIA), Raposa Velha (BAHIA), Romançal (PERNAMBUCO), Samba Tradicional da Ilha (BAHIA), Schulkowsky - Studer – Baron (ALEMANHA - SUIÇA – EUA), Selma do Côco (PERNAMBUCO), Sérgio Santos e Grupo (MINAS GERAIS), So Kalmery (CONGO), Tuzé de Abreu (BAHIA), Vanildo de Pombos (PERNAMBUCO), Yair Dalal (ISRAEL), Yondo Sister (CONGO), Kim duk sôo (CORÉIA) e Dona Edith do Prato (BAHIA).


Teatro e Dança: 1º Ato Cia. de Dança (MINAS GERAIS), Ateliê de Coreógrafos (BAHIA), Balé Teatro de Munique (ALEMANHA), Bobos da Corte Cia de Teatro (BAHIA), Boca de Ouro (BAHIA), Cia. de Dança Lia Rodrigues (RIO DE JANEIRO), Cia. Vila Dança (BAHIA), Circo Mínimo (SÃO PAULO), Delfos Dança Contemporânea (MÉXICO), Grupo Asa Branca (BAHIA), Katraska (ESPANHA), Lena D´Sá (SÃO PAULO), LUME-Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (SÃO PAULO), Maureen Fleming (EUA), Os Iks (BAHIA), Secreto y Malibú (ARGENTINA) e Só (BAHIA).


Artes Visuais: Augusto Canedo, Beth Sousa, Bete Gouveia, Caetano Dias, Daniella Steele, Edgard Oliva, Edson Porto, Eneida Sanches, Gaio, Hugo Rodriguez, Isabel Gouveia, Marcelo Reis, Márcia Abreu, Marco Aurélio, Paulo Pereira, Robinson Roberto, Roney George, Sandro Pimentel, Stella Carrozzo, Tércia Marques, Victor Venas

 

PROJETOS ESPECIAIS

Mostra Bahia
Uma das novidades do IV Mercado Cultural é o palco Mostra Bahia, espaço criado como estímulo à produção local, criado através de uma parceria entre o Instituto Cultural Casa Via Magia e os músicos da cidade de Salvador. Serão atrações deste espaço: Fao Miranda, Mano Véio, Tara Code, Paquito, OCumbuca, Marilda Santana, Nirav e Banda Livre da Bahia, Zumbi Connection, Matita Perê, Noeme Bastos, Thris e Pé de Serra Beira Mar.


Satellite Cabaret
O projeto Satellite Cabaret, uma parceria entre a Casa Via Magia, a Aliança Francesa e o Festival 38e Rugissants apresentará simultaneamente artistas nos palcos do Mercado Cultural, em Salvador, Brasil, e do Festival 38e Rugissants, de Grenoble, França. As apresentações serão transmitidas em tempo real, através de comunicação direta via internet, possibilitando aos artistas dos dois palcos se comunicarem, interagirem e criarem uma obra comum, mesmo estando localizados em diferentes hemisférios. A platéia e os músicos serão vistos pelo público do outro país através de um telão, conectado em alta velocidade, utilizando as mais modernas tecnologias, onde transitarão do real ao virtual através de redes eletrônicas. Participarão deste evento os artistas Terra em Transe, Smetak (Tuzé de Abreu), Lampirônicos, Marlui Miranda e Virgínia Rodriguez, no palco Salvador, e, Neela Bhagvat, Luc Martinez, Aldo Brizzi, Jose Lopez Palácio, Carlo Rizzo, Terra em Transe e Frederic Galliano, no palco francês.

Música Eletrônica
silex 303 é um artefato de arqueologia urbana. concebido pelo coletivo hipermídia soononmoon, silex 303 é um ambiente imersivo de luz, imagem e som. uma centelha hi-tech do tempo que há de vir. serão 12 horas de bleeps abstratos, toons binários, projeções austrais, deco ultravioleta e outras amostras da novíssima música / cultura eletrônica. como tudo começou na áfrica, a partir das 17h, antes do pôr-do-sol na mágica baía de todos os santos, soononmoon materializa um safari pelas frequências sub-graves da música eletrônica negra. a partir da meia noite, uma zona temporal autônoma regada a transe psicodélico, a vertente mais caleidoscópica da música eletrônica, vem lembrar que o nosso destino é mesmo o espaço. sejam bem-vindos à era do silício!

baixo silício (a partir das 17h)

- nortcele (lombra music - soononmoon - bahia)
- quilombo vivo (afro hip hop - posse do nordeste de amaralina - bahia)
- william (jungle / kuduro - cabo verde - áfrica)
- dexter (drum'n'bass - soononmoon - bahia)
- crazymonkey (drum´n´bass - bahia)
- luciok (drum'n'bass - bunker94 - rio de janeiro)

alto silício (a partir da meia noite)

- nazca + alexandre vargas + peu meurray (psytrance - soononmoon - bahia)
- tati mahal (psytrance - soononmoon - bahia)
- ezio (psytrance - music lab - são paulo)
- cosmocarpenter (psytrance - soononmoon - bahia)

mais informações...



O Brasil da Sanfona
Representantes de ritmos e tradições de diversas regiões do Brasil, este projeto apresenta exímios instrumentistas que mapeiam a cultura brasileira pelo viés da sanfona. Participam deste evento os artistas: Toninho Ferragutti (São Paulo), Renato Borghetti (Rio Grande do Sul), Dominguinhos (Pernambuco) e Dino Rocha (Mato Grosso do Sul).


INFORMAÇÕES

Para maiores informações sobre artistas, aquisição de stands, eventos relacionados ao IV Mercado Cultural e inscrições, acesse o website www.viamagia.org, ou entre em contato com a organização do evento através do e-mail mercado@viamagia.org.