[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Centro de Desenvolvimento de Capacidades :]



[: Fórum Cultural Mundial :]


Salvador, A Cidade e O Tempo: um sonho coletivo concretizado a muitas mãos

Foi a realização de um sonho, segundo Rose Reyes, diretora da Escola Casa Via Magia e coordenadora do projeto Salvador, A Cidade e O Tempo. Um sonho realizado a muitas mãos. Foram 37 escolas envolvidas, mais de 2 mil alunos e uma centena de professores. Depois de mais de 12 meses de trabalho, o projeto resultou no livro de mesmo nome, que foi entregue à cidade pelo Instituto Casa Via Magia e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em lançamento na tarde de segunda-feira, dia 04 de dezembro, durante o VII Mercado Cultural.

“Este é o primeiro livro escrito pela cidade e para a cidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Ney Campello, em seu discurso. Ruy César Silva, diretor do Instituto Casa Via Magia e coordenador geral do Mercado Cultural, foi mais além: “Esta é uma primeira demonstração concreta de que a regionalização da produção didática e cultural é possível, contra o lobby das grandes editoras do Sudeste ”, disse à platéia composta por educadores e alunos da rede pública, também autores do livro.  O projeto de regionalização da produção cultural tem sido debatido no Congresso Nacional, contrário ao interesse das grandes editoras e redes de comunicação.

Leia Mais


Agenda Cultural :

Dia 04.12.2006 - Segunda-Feira
• Às 09h - Missa de Santa Bárbara - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;
• Às 10h - Procissão no Centro Histórico de Salvador;
• Às 12h - Saudação no Corpo de Bombeiros e Caruru;
• Às 14:30h - Lançamento do livro "Salvador, a Cidade e o Tempo" na Reitoria da UFBa;
• A partir das 14h, a programação ocorre em Itapuã (na Lagoa do Abaeté, no palco da Praça de Eventos, e o cortejo pelas ruas internas).

• Conheça mais sobre a Federação no site do bairro.


Salvador amanhece vermelha e branca 

O último dia do VII Mercado Cultural, dia 04 de dezembro, começou vermelho e branco e cheio de energia, com a Festa de Santa Bárbara no Centro Histórico de Salvador.

Leia Mais


O som dos imigrantes 

A memória e os sentimentos daqueles que chegaram e partiram da Catalunha, na Europa, e Argentina, na América Latina, foi o tema do Immigrasons, último show da programação do VII Mercado Cultural no Teatro Castro Alves, este domingo, dia 03 de dezembro às 21h.

Leia Mais


Elisa Lucinda e Duo Robatto na noite de Culturas Eruditas 


Arte sem redomas e torres de marfim. Poesia e música erudita para quem puder e quiser sentir.

Leia Mais


Domingo com todas as artes na Casa Via Magia 


Dia tradicional de família, o domingo (dia 03) neste VII Mercado Cultural teve uma miscelânea artística na Casa Via Magia, na Federação.

Leia Mais


Lideranças de comunidades tradicionais encerram o Ciclo de Conferências 

Estar e Transformar foi o tema da última Mesa do Ciclo de Conferências neste domingo, dia 03 de dezembro às 16h no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Leia Mais


Terreiro da Casa Branca apresenta tradições afrodescendentes 

Preservar as tradições culturais afrodescendentes foi o eixo do encontro no Terreiro da Casa Branca na manhã de domingo, 03 de dezembro, do VII Mercado Cultural.

Leia Mais


Terreiro Circular encerra com novidade na cena musical baiana 

A última noite do Terreiro Circular na Zauber, sábado, dia 02 às 23h, dentro da programação do VII Mercado Cultural, trouxe novidades da cena musical independente da Bahia.

Leia Mais


Continental Breakfast surpreende pela criatividade na percussão 


A noite de sábado, dia 02 no TCA às 21h, foi de pura percussão.

Leia Mais


Dança contemporânea da África 

A Casa Via Magia recebeu neste sábado, dia 02 às 19h, dois belos espetáculos de dança, o Impro-visé_2, do Senegal e o Dentro de Mim Outra Ilha, de Moçambique.

Leia Mais


Arte para todas as idades


Crianças, jovens, adultos e idosos prestigiaram a tarde de sábado, 2 dezembro, terceiro dia do VII Mercado Cultural.

Leia Mais


Ciclo discute modos de preservar e difundir a diversidade cultural


Segundo dia de palestras do VII Mercado Cultural reflete sobre a autonomia das diferenças.

Leia Mais


Hip Hop da França à Liberdade 

O VII Mercado Cultural seguiu hoje pela manhã no bairro da Liberdade em ritmo de Hip Hop, com a dança de break da Companhia Black Blanc Beur, da França, e a poesia ritmada dos grupos de rap da Liberdade.

Leia Mais


Mercado Cultural fortalece cenário cultural baiano

A primeira festa noturna do VII Mercado Cultural, sexta-feira, 01 de dezembro, juntou ao público jovem da Zauber Multicultura, convidados nacionais e internacionais do evento.

Leia Mais


América Latina unida pela música 

A diversidade da música latino-americana ganhou destaque no show América Contemporânea, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 01 às 21h no Teatro Castro Alves.

Leia Mais


Economia Criativa é alternativa para o desenvolvimento

O primeiro dia do Ciclo de Conferências encerrou nesta sexta-feira, dia 01 de dezembro às 18h, com a mesa Criar e Sustentar, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba.

Leia Mais


Globalização que concilia contradições 


Primeiro dia de Mercado Cultural na Casa Via Magia destaca a arte urbana.

Leia Mais


Artes na Beira do Trem e da Baía de Todos os Santos


Poesia, teatro, música e artes plásticas contagiaram o subúrbio ferroviário de Salvador na sexta-feira, 01 dezembro, no VII Mercado Cultural.

Leia Mais


Criatividade e inovação na Mostra de Projetos Culturais 

Com um stand cheio de jovens dispostos a dar informações, o Projeto de Conscientização da Beleza Negra chama a atenção pela originalidade que traz e pela beleza de sua história.

Leia Mais


Um passeio lírico pelos ritmos brasileiros 

O canto firme e suave de Ceumar encheu a sala do Teatro Castro Alves e emocionou a platéia baiana na noite de abertura do VII Mercado Cultural desse ano.

Leia Mais

  2006 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.