[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Atividades:

Buscando o estreitamento dos laços da Casa Via Magia com a comunidade da Federação, o ponto desenvolveu uma série de atividades:

Bate-papo sem grilos
Café da Manhã com o Bairro
Jornal Todo o Mercado
Romeu Julieta e Caetano
VI Mercado Cultural – Celebração UBUNTU
Lançamento das Enciclopédias da Cidade e do Livro da Cidade
Mercado nos Bairros




Bate-papo sem grilos

No dia 20 de outubro de 2005, às 16 horas, no Teatro de Pano, a Oficina de Planejamento de Produção produziu o Bate-papo sem grilos – diálogos possíveis com os jovens, com o tema: “Juventude, qual seu plano de ação?”
Visando fomentar a reflexão sobre o papel dos jovens nos dias atuais e no futuro, com base na vivência do dia a dia, a partir da moda, da política, pelos amigos e, principalmente, a formação da personalidade de um adolescente, o bate-papo promoveu a interlocução dos jovens do bairro com pessoas à frente de trabalhos sociais: Lívia Mendonça e Marcio Iço do Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto.

Topo

Café da Manhã com o Bairro

No dia 29 de outubro de 2005, às 09 horas, os espaços da Via Magia receberam a comunidade da Federação para o Café da Manhã com o Bairro. A Oficina de Gestão Comunitária, que objetiva a celebração da diversidade cultural e do convívio no bairro, esteve à frente da organização do encontro, definindo a programação e convidando moradores e agentes comunitários. Na ocasião, foram compartilhadas com a comunidade do bairro informações sobre os projetos: Ubuntu na Federação, Enciclopédia Digital da Federação e o VI Mercado Cultural.

Topo


Jornal Todo o Mercado

Outro produto lançado nesse período foi o Jornal Todo o Mercado, organizado pela Oficina de Produção de Conteúdo. O jornal reuniu informações sobre a vasta programação do VI Mercado Cultural, além de entrevistas e textos produzidos pelos próprios jovens da oficina sobre o tema da cultura.

Topo


Romeu Julieta e Caetano

Durante o VI Mercado Cultural, outros produtos das oficinas do Ubuntu na Federação foram lançados. No dia 10 de dezembro de 2005, na programação do Mercado na Federação, estreiou a peça "Romeu & Julieta e Caetano", protagonizada pelos jovens da Oficina de Artes Integradas, resultado do trabalho continuado de imersão no universo das artes cênicas durante o semestre. Embalada pelas músicas de Caetano Veloso, a peça é composta por esquetes que trazem situações cotidianas sobre o tema do amor.

Topo


VI Mercado Cultural – Celebração UBUNTU

Nação Zumbi (PE), Adalberto Alvarez (Cuba), Vó Maria (Rio de Janeiro), Puente Celeste (Argentina), Lucia Pulido (Colômbia), Kiko Klaus e Carlos Jaramillo (Pernambuco e Colômbia), Zabé da Loca (Paraíba), Trio Manari (Pará) e tantos outros nomes do Brasil e de vários cantos do mundo estiveram no VI Mercado Cultural.

Mais uma vez Salvador foi sede do Mercado, organizado pelo Instituto Cultural Casa Via Magia, que aconteceu de 06 a 11 de dezembro de 2005. Este ano o tema é “Celebração Ubuntu”, que significa humanidade, uma celebração à diversidade cultural e à aceitação das diferenças para a compreensão mútua, para a paz e o desenvolvimento das nações.

A sexta edição do evento trouxe para o Brasil cerca de 1.500 artistas, agentes e produtores para mostrar o que há de melhor no circuito autoral e independente nas diversas vertentes da música, dança, teatro e artes visuais brasileiras e internacionais.

Em seis dias, foram mais de 100 espetáculos divididos entre Mostras Artísticas - 12 por dia - e Projetos Especiais, nos principais teatros da cidade e nas praças do Pelourinho. Além disso, conferências, workshops e uma feira de negócios e oportunidades, a FALA.

Além dos espaços já consagrados, pela primeira vez o Mercado Cultural se extendeu a outros bairros e praças da cidade, buscando incentivar e divulgar a produção das comunidades locais. Federação, Liberdade, Itapagipe, Itapuã e Subúrbio Ferroviário estiveram no circuito do Mercado, mostrando seus mestres e artistas.

Este foi o projeto especial, "O Mercado nos Bairros", que, junto ao projeto "Mestres Populares da Cultura", homenageou o trabalho de diversos mestres da tradição popular, no TCA.

Num grande esforço coletivo, o Mercado abarcou a cidade e, por sua vez, foi abarcado por instituições e pessoas que garantiram a sua sustentabilidade. Responsabilidade coletiva foi a mensagem e o tema deste VI Mercado Cultural. Este é o significado da palavra UBUNTU: “Eu sou porque você existe”.

O VI Mercado Cultural foi patrocinado pela Petrobrás e Fundação Ford, e contou com a parceria do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Teatro Castro Alves, da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Fundação Gregório de Mattos, o Ministério da Cultura, a Funarte e SEBRAE Nacional.

Topo


Lançamento das Enciclopédias da Cidade e do Livro da Cidade

O projeto Enciclopédias da Cidade, desenvolvido pelo Instituto Casa Via Magia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, consiste no levantamento, releitura e valorização do patrimônio cultural de três bairros e duas regiões de Salvador. A partir de uma pesquisa de campo, as informações foram levantadas e sistematizadas em formato digital, consistindo em cinco CD-ROM’s processuais e interativos, que foram distribuídos na rede municipal de ensino como material de pesquisa atualizado e dinâmico, e também nas instituições do bairro, como apoio para projetos de desenvolvimento social. O Teatro Castro Alves foi o palco deste lançamento, que fez parte da programação do VI Mercado Cultural: dia 06/12, Subúrbio Ferroviário; dia 07/12, Itapuã; dia 08/12, Liberdade; dia 09/12, Federação; e dia 10/12, Península de Itapagipe. Outra vertente do projeto, que também foi lançado durannte o VI Mercado cultural é o Livro da Cidade, que foi escrito e ilustrado por alunos da 1ª a 8ª série e professores da rede pública de ensino, com o objetivo de levar os estudantes a explorar e tomar a cidade de Salvador como tema de estudo. Ao observar as particularidades da história, cultura, costumes e personagens da cidade, os alunos participaram de um aprendizado vivo que se articula transversalmente com os conteúdos curriculares de suas escolas.

Veja fotos do Livro da Cidade sendo produzido nas escolas municipais Antônio Pithon Pinto, Palestina, Maria Bonfim e Arlete Magalhães.

Topo


Mercado nos Bairros

O Mercado Cultural em 2005 ganhou a cidade de Salvador se espalhando também por alguns bairros, ampliando a área de troca de experiências. A cada dia, um dos bairros/região de Salvador abrigou uma programação especial, em continuidade ao lançamento da sua Enciclopédia Digital, que aconteceu no TCA. Artistas e agentes culturais de cada bairro receberam o público com uma programação variada, definida por eles, com shows, palestras, oficinas, apresentação de contadores de história, entre outras atividades. O Mercado nos Bairros começou pelo Subúrbio Ferroviário, no dia 7, seguiu por Itapuã no dia 8, Liberdade no dia 9, Federação no dia 10 e Península de Itapagipe no dia 11.

Topo

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.