[: Instituto :] [: Escola Casa Via Magia :] [: Museu do Processo :]

Atendimento da Revista  “ Caros Amigos” 

O programa de distribuição de assinaturas de revistas e publicação pelo Ministério de Cultura aos pontos de cultura veio acrescentar grande contribuição à formação intelectual de gestores, monitores e públicos mobilizados pelo nosso ponto Ubuntu na Federação. As publicações estão sendo compartilhadas na nossa sede, no bairro da Federação em Salvador, e também em extensões criadas no interior da Bahia, através da biblioteca comunitária do Museu do Processo. A aceitação das publicações é grande e os jovens estão formando grupos de estudo para leitura e discussão de títulos como a Caros Amigos, que apresentam textos maiores e mais complexos que estimulam e desafiam os participantes.


Projeto Ubuntu

O Instituto Cultural Casa Via Magia, em parceria com o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, desenvolve o Projeto Ubuntu na Federação. A iniciativa visa estabelecer um diálogo com a comunidade fomentada pelo convívio, conhecimentos e práticas da Casa Via Magia, situada no bairro da Federação. Esta interlocução permanente vem sendo potencializada através da inclusão de jovens do bairro nas atividades desenvolvidas pelo Instituto. Nesse sentido, estão sendo realizadas oficinas de Artes Integradas, Gestão e Articulação, Iluminotécnica , Planejamento de Produção , Produção de Conteúdo e Webdesign a jovens do bairro da Federação. Através de projetos como o Mercado Cultural e o Fórum Cultural Mundial, o projeto Ubuntu na Federação, assim, articula o bairro com diversas regiões do Brasil e do mundo.

O termo banto UBUNTU quer dizer “humanidade” e é amplamente utilizado para enfatizar a noção de responsabilidade coletiva. O projeto busca, portanto, estreitar os laços da Casa Via Magia com a comunidade da Federação, bairro no qual está inserida.

Dentro do projeto UBUNTU na Federação são desenvolvidos outros projetos como Festival Um Ponto Ubuntu, apresentado na Casa Via Magia, evidenciando a cultura viva do bairro; as Enciclopédias da Cidade, que tem como foco o atendimento a jovens e educadores, buscando caminhos coletivos para redescobrir, compartilhar e atuar junto à comunidade de cinco bairros - Itapuã, Federação, Penísula de Itapagipe, Liberdade e Subúrbio Ferroviário - e tendo como ponto de partida a história e a cultura destes territórios identitários.

Outro projeto desenvolvido é o livro “Salvador, a Cidade e o Tempo”, produzido por professores e alunos da rede municipal de ensino da cidade de Salvador em conjunto com a Casa Via Magia. A produção do livro pode ser visualizada através de fotos tiradas nas escolas municipais Antônio Pithon Pinto, Palestina, Maria Bonfim e Arlete Magalhães. O Ponto foi implantado em 2005, veja as suas atividades.

  2011 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.