top of page

 arte-educação 

Teatro Via Magia2.png

Formada por educadores e artistas, a Via Magia começou como um espaço de arte e convívio. A arte-educação, para nós, busca o desenvolvimento da sensibilidade, da expressão e representação genuínas, assim como o acesso ao patrimônio cultural das produções artísticas, que nos trazem um tempo histórico, uma percepção marcada por uma época e/ou uma visão de mundo. 

 

A nossa entrada no ensino formal teve relação com a demanda das crianças e dos familiares delas, assim como com o desejo de implementar o fazer criativo, possível na multidisciplinaridade dos diferentes processos de ensino/aprendizagem. Foi então que encaramos o desafio de incluir a parceria arte-ciência no nosso trabalho: na medida que ampliamos nossos estudos e relacionamento com nossas crianças.

arte educaçao

 CLICK NAS IMAGENS PARA AMPLIAR 

topo

 artes visuais 

Artes Via Magia 3.png

Nossa abordagem das Artes Visuais está relacionada à expressão visual de um modo geral, quando a criança pode representar sua maneira de ver a vida e falar de si. As conversas constantes que acompanham essas produções das crianças contam bastante sobre seu olhar sensível, seu universo imaginário, sobre seus pensamentos e sua alegria por compartilhá-las.

O exercício de desenhar, pintar, modelar, recortar, colar e construir objetos ou cenários é compartilhado no grupo, especialmente na Educação Infantil, pois, para as crianças desta faixa etária, o trabalho plástico é uma parte da produção diária, já que pretende ser estruturante do desenvolvimento da expressão plástica e de toda representação gráfica.

 

Acontecem sequências de atividades, com variedade de suportes, dinâmicas, materiais e espaços de trabalho, propostas pelas professoras. Além disso, na Educação Infantil as Artes Visuais integram-se ao trabalho matemático de agrupamentos, principalmente no que se refere à seleção perceptiva de formas, figuras geométricas, figuras humanas, elementos da paisagem e de objetos, no estabelecimento prévio de critérios para uma produção estética, como por exemplo, para uma colagem.

 

No Ensino Fundamental, além das aulas de Artes propriamente ditas – quando se procura dar seguimento a esse trabalho expressivo das crianças –, os trabalhos plásticos estão presentes nos deveres diários, tanto de Escrita quanto de Ciências, eventualmente de Matemática, na ilustração dos livros de estudo e de ficção que as crianças produzem, assim como na invenção de jogos de mesa e de grupo, como parte de projetos e estudos das diferentes áreas do conhecimento.

topo

artes visuais

 CLICK NAS IMAGENS PARA AMPLIAR 

 música 

Têm sido produzidas composições coletivas ou individuais, com as/os professoras/

professores das aulas de artes juntamente com as crianças, que são criações aproximadas

a diferentes estruturas musicais (que vão do tradicional ao contemporâneo).

Essas atividades têm feito parte das aulas de arte, mas também dos processos de sala de aula, assim como de experimento teatral, de dança ou de artes visuais, como também podem estar associadas a estudos científicos. Muitos tipos de canções falam de situações ou mesmo contam histórias e temos partido de várias delas para explorar a música ouvindo, cantando e tocando, mas também dançando ou dramatizando.

artes01.png

topo

musica

 CLICK NAS IMAGENS PARA AMPLIAR 

Nesse processo, temos conhecido e reconhecido músicas de diferentes

estilos, épocas e culturas. Afinal, as crianças podem e devem ouvir muitos

tipos de canções, inclusive muita música exclusivamente instrumental.

Exploramos muito atividades que envolvem cantar e tocar;

apreciar e interpretar canções. Muitas vezes, a própria

apropriação das canções sugere movimentos e gestos, que fazem

parte do repertório de nossa cultura lúdica, isso quando não

implicam em movimentações coletivas de rodas, filas e/ou pares.

 Teatro

 dança 

 cinema 

Teatro Via Magia.png

A escola conta com um circo/teatro – o Teatro de Pano –, equipado com iluminação e som profissionais, além de arquibancadas e tapadeiras móveis, caracterizando um espaço multiuso para as artes cênicas.

Temos um projeto especialmente dedicado aos grupos de 5º ano, que, juntamente com a equipe de artes da Casa (ampliada para essa produção), preparam um espetáculo que encerra o primeiro ciclo do Ensino Fundamental e marca a despedida de nossa escola e de uma etapa de vida. As crianças participam de todo o processo, na dramatização diretamente, no estudo dos personagens e das cenas, mas também podem contribuir na construção de textos, na elaboração de cenários e na fabricação de adereços e figurinos.

 

Têm feito parte desse processo também, experiências com filmagens que recheiam ou são abertura das cenas teatrais. Estas empreitadas têm sido uma oportunidade de as crianças vivenciarem juntamente conosco, arte-educadores, todo o processo criativo e tecnológico da sétima arte, do roteiro ao set de filmagem.

teatro

 CLICK NAS IMAGENS PARA AMPLIAR 

topo

Construímos encenações e movimentos criativos com as crianças, propondo-lhes estruturas espaço- temporais e/ou ações a partir de materiais/objetos/adereços, assim como o fazemos a partir de

músicas, poesias e histórias, sejam da literatura ou inventadas  pelo próprio grupo ou professora/professor.

Ao longo dos anos, pudemos observar de perto como se desenvolve

a expressividade das crianças nesse terreno e compusemos nosso

próprio repertório de exploração de movimentos criativos,

de jogos dramáticos, de encenações e improvisações.

Também colecionamos textos de dramaturgia, assim

como de outras tipologias textuais que

adaptamos às representações.

30 Galeria Via Magia .jpg
bottom of page