top of page
6 CAPA pesquisa.jpg
uso e invenção de jogos

 uso e invenção

 de jogos 

A recuperação de jogos de calçada e de quintal surgiu da lembrança de antigos jogos de mesa e jogos de salão. Além deles, temos pesquisado jogos tradicionais de diferentes culturas do mundo ou mesmo regiões do nosso país. No processo de adaptação dos jogos ao contexto das crianças, fazemos variações, desdobramentos e invenções.

O jogo pode ser utilizado em seu aspecto lúdico mais puro, com livre exploração (sem busca de resultados específicos, promovendo o convívio prazeroso), e também pode ser utilizado como suporte na construção de noções e na incorporação dos aspectos mais técnicos das diferentes áreas do conhecimento.

Na Via Magia, os jogos de mesa e/ou de grupo envolvem cartas, cartões, cartelas; caixas, sementes, palitos; dados, sorte, azar; trilhas, peões, várias formas de tabuleiros; imagens, viagens, obras de arte; séries, agrupamentos e composições.

 Click nas imagens para ampliar 

formas de trabalho

passeios 
pedagógicos 

Os passeios têm sido prática constante, nos quais as crianças exercem sua capacidade de observação e comparação; apreciam diferentes espaços/ objetos/instrumentos de trabalho e convívio; podem dialogar com a comunidade; aprender a

entrevistar pessoas; além de aprender a ouvir e falar sobre as coisas do mundo e do dia a dia da cidade e/ou de instituições.

Os estudos de temas como Bairros, Lixo, Água, Indústria, Agricultura, Cidade, Energia, Trabalho, Ecossistema e Ciclo Vital têm sido muito favorecidos por passeios a parques, ao nosso centro histórico, a indústrias, ao planetário, a maternidades e a laboratórios de universidades.

 Click nas imagens para ampliar 

jogos educativos

 Pesquisa 

       Multimídia 

Acreditamos que o mundo em que vivemos atualmente demanda do ambiente escolar a reflexão sobre questões ligadas à produção e difusão de informações, pois é de especial importância a

instrumentalização de nossas crianças para a tomada de posição de uma maneira crítica diante destas. Por outro lado, a tecnologia atual traz novas possibilidades de aprendizado a partir das diversas mídias, permitindo outras abordagens e vivências pedagógicas, novas formas de letramento.

As crianças do Ensino Fundamental experimentam simulações em ambientes virtuais, utilizam jogos selecionados, pesquisam imagens e temas relativos aos estudos de sala de aula, informando-se sobre outras culturas e acontecimentos pelo mundo. Recebem suporte e orientação para a visita a sites de revistas, museus e universidades, assim como para produzir textos variados a partir destes acessos.

 Click nas imagens

para ampliar 

bottom of page