IONE VIA MAGIA HOME.png

 CORPO 

 O lugar do corpo: 

Vemos o corpo como instrumento valioso de ação,                  relação, interação. Será através dele que  sentimentos  e  pensamentos vão surgindo, diferenciando-se                         do ambiente, dando significados à nossa existência. Do nosso ponto de vista, ele está implicado no processo                              educacional.

 

Não é possível abstrair o corpo, se temos uma visão de educação que não se reduz à adaptação simplesmente, mas faz parte das transformações sociais e das transmutações pessoais.

Incluir o corpo no processo educacional significa, portanto, valorizar as diferentes experiências físicas que embasam  noções  espaço-temporais das crianças; incluir a coordenação, a expressão e controle do movimento como tarefas próprias da infância;  dar-se  conta do imenso enriquecimento do convívio e da linguagem que essas atividades corporais podem proporcionar. 

 



 Os três caminhos: 

 CLICK NAS FOTOS 

 PARA  AMPLIAR

 

O Trabalho de Corpo na Via Magia se dá basicamente através de três caminhos:

  • ​jogos de regras e brincadeiras coletivas, em que o corpo é trabalhado através do lúdico, do contato com o outro e com nossas heranças culturais;

  • movimento criativo, em que o corpo é trabalhado através da exploração do espaço, do contato com o outro, da música, do improviso e da imaginação;

  • trabalhos de fortalecimento que visam tonificação, flexibilidade e vigor, domínio postural e do movimento.

Chamamos Trabalho de Corpo o desenvolvimento variável destas três possibilidades, associado a cada grupo de crianças, desenvolvido pela professora ou professor de sala, diariamente com as crianças menores e semanalmente com as maiores.

Além dele, vimos incluindo também, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, a prática de Capoeira Angola e de Esportes. 

 CAPOEIRA : 

 CLICK  NAS  FOTOS 

 PARA  AMPLIAR 

 

O processo de aprendizado da Capoeira Angola contempla o diálogo corporal e o respeito implícito em seus gestos rituais. Implica na Roda, o momento da manifestação maior da Capoeira, mas também fazem parte desse aprendizado, as práticas coletivas de canto (ladainhas, chulas, corridos), de tocar o berimbau e demais instrumentos percussivos. Por isso, acontecem aulas de instrumento, de apreciação de vídeos, de treinamento em duplas, dos jogos e brincadeiras que preparam para os movimentos próprios da Capoeira. As aulas acontecem uma vez por semana desde os grupos de 2 anos.

Através de aulas práticas, leituras e conversas, a criança tem a oportunidade de conhecer a origem e desenvolvimento da Capoeira Angola, sua influência na sociedade brasileira, sua filosofia transmitida por via da tradição oral, sua origem afro-brasileira.

 

 



 Prática de 

 Esportes : 

 CLICK  NAS  FOTOS 

 PARA  AMPLIAR 

A aula de Esportes na Via Magia tem o objetivo de trabalhar o desenvolvimento psicofísico das crianças para que conquistem coordenação, prontidão e equilíbrio corporal, especialmente numa situação coletiva. Busca o maior controle possível dos movimentos, da atenção, do deslocamento, da temporalidade e do ritmo.

Esta prática visa também a inserção das crianças menores, a partir de 5 anos, nos jogos de regras, e para as crianças maiores, a inserção gradativa nos movimentos e regras das práticas esportivas, o que significa inserção consciente nas leis que regem o convívio e aceitação da reciprocidade como necessidade da vida social, o que é ainda uma construção para as crianças da terceira infância.

O trabalho desenvolvido em Esportes valoriza, portanto, não somente o ato de competir, mas o aprendizado do perder e do ganhar, a solidariedade e o companheirismo entre participantes, como a ajuda a atletas iniciantes.

Durante todo o ano, as crianças se dedicam a praticar intensivamente esportes coletivos, como basquete, vôlei, futebol; modalidades individuais, a exemplo da corrida livre e de revezamento; ou jogos de calçada ou quintal, como limão na colher, pular corda, baleado e outros. A culminância desse processo se dá no Campeonato de Esportes, nos últimos meses do ano, quando se vive intensamente uma sequência emocionante de jogos e contato com a prática socializante e vitalizante dos esportes.

 
 

Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068

2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.

IONE VIA MAGIA HOME.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza