A Hora Livre

Na Hora Livre, que é diferente da chegada, a criança pode reencontrar outras crianças, retomar interesses próprios, continuar uma atividade ou inventar algo novo. É o momento do percurso individual dentro da convivência. De poder circular por todos os espaços, tendo um adulto garantindo o funcionamento de cada ambiente.

Os elementos do espaço e os materiais escolhidos para o dia, por sua vez, sugerem atividades, possibilidades. Eles são o referencial da criança neste momento. O referencial do adulto é o interesse da criança, seu confronto com a realidade dos limites e do social, necessários a qualquer fluir, como rio que não corre sem as margens. É função dos adultos garantir a segurança do livre deslocamento, dos movimentos e desafios dos jogos e brincadeiras, das conversas e trocas de brinquedos, ajudar a criança a conquistar sua autonomia.

A idéia é todos os educadores cuidarem de todos os alunos e todos os alunos conviverem entre si, sem especificações de grupos e idades (dentro da variação Educação Infantil e Ensino Fundamental, separadamente), ampliando o aprendizado entre adultos e crianças, entre crianças e crianças e entre adultos.

A Hora Livre tem sido um momento riquíssimo, quando cada um pode ocupar um lugar não só no seu grupo de trabalho como também dentro da comunidade escolar mais ampla, que inclui meninos e meninas dos vários grupos e diferentes professores e professoras. Tem sido, portanto, um momento de recuperar um pouco das experiências infantis das calçadas e quintais, espaços de interação hoje praticamente extintos, já que as cidades e as moradias quase não os oferecem mais às crianças.

Por conta disso, permitimos e organizamos juntamente com as crianças, a inclusão de seus brinquedos e objetos pessoais, principalmente na Hora Livre, que tem resultado em um exercício de elaborar e reelaborar regras, de fazer e refazer a ponte casa/escola, de expressão da subjetividade no mesmo tempo que de construção de referências (para partilhar, emprestar, devolver, guardar, trocar).

 
 
     
 
 
     
 
 
     
 
HOME | APRESENTAÇÃO | ATIVIDADES | CORPO | ARTES | ÁREAS ESPECIAIS | PESQUISA | ADULTOS | MIDIATECA | CONTATO
 
 
Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068
escola@viamagia.org - Mapa de Localização da Escola
2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.