SOBRE O CURSO

A ideia é contribuir para a formação de agentes e grupos atuantes
na área da cultura, capacitando e multiplicando conhecimentos em
pesquisa e ação na área cultural, com ênfase nas questões referentes
a patrimônio local e economia criativa.

O Curso de Patrimônio Local e Economia Criativa

O projeto Patrimônio Local e Economia Criativa: Compartilhando Métodos de Pesquisa e Ação é uma iniciativa da Casa Via Magia, uma formação que prevê também uma publicação de um livro sobre o tema. A ideia é contribuir para a formação de agentes e grupos atuantes na área da cultura, capacitando e multiplicando conhecimentos em pesquisa e ação na área cultural, com ênfase nas questões referentes a patrimônio local e economia criativa.

Ao longo de trinta anos de trabalho, a Casa Via Magia aprendeu e segue valorizando o compartilhamento de ideias, experiências e conhecimentos. Essa filosofia, enquanto uma instituição de interesse coletivo, sempre direcionou para a abertura do acesso a todas as atuações.

Nos últimos anos, alguns dos projetos da casa tem se voltado para o interior do estado, especificamente a região do território de identidades do Médio Rio das Contas, com resultados que consideramos muito interessantes.

No município de Boa Nova, onde o trabalho se encontra mais desenvolvido, a atuação estratégica desses projetos auxiliou um fortalecimento da sociedade civil e suas organizações, manifestações culturais e movimentos ambientais, culminando com a mobilização em torno da implantação do Parque Nacional e de Refúgio Silvestre de Boa Nova.

Tais pesquisas visam elaborar diagnósticos acerca do patrimônio local de comunidades, para subsidiar a produção de um conhecimento que baseia propostas de desenvolvimento sustentável que compreenda temáticas relevantes internamente. Para que possam ser valorizados e apropriados pelas comunidades locais, revertendo sua riqueza cultural em ações para o desenvolvimento sustentável da região.

Um dos fundamentos dos projetos de econômica criativa e desenvolvimento sustentável é exatamente a devolução aos habitantes das comunidades estudadas. Esse diálogo com as comunidades locais se dá ao longo de todo o processo de cada projeto a ser implantado, através de encontros e reuniões periódicas. Essas reuniões e encontros são abertos ao público, destacando-se o convite a diretores e professores das escolas, representantes de associações e organizações não governamentais, moradores, artistas e mestres populares, e outros. Também acreditamos que é fundamental também devolver as elaborações acerca do processo geral para a sociedade como um todo.

Copyright © 2016 Casa Via Magia - Todos os direitos reservados.