[ Registros Pedagógicos ] TEMA: Ciclo Vital Humano

GRUPO: 4º Ano– Matutino

Professora Carla

Começamos nossos estudos a partir do filme Tudo Sobre Gravidez, do Discovery. Depois, as crianças responderam as questões: o que eu sei, o que eu imagino e o que eu quero saber sobre o Ciclo Vital, como uma sondagem para podermos planejar o trabalho. As crianças estavam muito curiosas com os temas de corpo humano, queriam saber sobre reprodução, células, de onde vêm as doenças, como bate o coração durante uma atividade fisica, como nascem gêmeos... Então partimos da reprodução, de onde começa a vida numa visão científica (teoria darwiniana), numa visão filosófica – numa discussão trazida por Martim (ex-aluno da Casa e formado em filosofia), sobre o que é a vida para a filosofia – e nas visões religiosas. Lemos As quatro gares, de Oswald de Andrade, Rápido, de Luis Fernando Veríssimo.


[ Registros Pedagógicos ]Recebemos a visita de Rô, nossa diretora pedagógica, com quem trabalhamos a música Amor e Sexo, de Rita Lee e Arnaldo Jabor. Discutimos a letra e as crianças escreveram e ilustraram sobre os versos que escolheram.


Conversei com o grupo sobre quando começa a vida para as religiões ocidentais e orientais, e iniciamos o Ciclo Vital propriamente dito. Estudamos a anatomia masculina e feminina, com auxílio de livros, fichas ilustrativas e explicativas de Marta Suplicy e outros livros. Seguimos o estudo com o desenvolvimento do bebê na fase intra-uterina e o desenvolvimento do ser humano no decorrer das infâncias (1ª, 2ª e 3ª). Finalizamos essa parte do estudo com a construção do mural de fotos das crianças do grupo. Todo nosso trabalho de Ciências esteve,e segue, vinculado às áreas de escrita e leitura também.

• Depoimento da Professora:

[ Registros Pedagógicos ]Eu gosto deste tema, porque crianças do quarto ano escolhem o Ciclo Vital Humano por ser um tema muito orgânico para a fase em que elas estão. A curiosidade pelo estudo acompanha cada leitura. Gostam de contar histórias de quando eram menores e imaginar o ritual de passagem que os aguardam na puberdade. Esse grupo apresentou um eixo que inicia com a questão “Onde começa a vida?” e finaliza com a pergunta: Para onde vamos depois da morte? Ou seja, entre a Vida e a Morte temos um longo caminho de estudo.


• Depoimento de criança do grupo:

“Uma amiga da minha mãe disse que é melhor ter parto normal, porque dá pra sair do hospital dando cambalhotas.”


 
 
     
 
HOME | APRESENTAÇÃO | ATIVIDADES | CORPO | ARTES | ÁREAS ESPECIAIS | PESQUISA | ADULTOS | MIDIATECA | CONTATO
 
 
Rua Henriqueta Catarino, 123 - Federação - Salvador - Bahia - Brasil - CEP: 40.230-101 - Tel.: +55 71 3247-0068
escola@viamagia.org - Mapa de Localização da Escola
2014 ©Copyright - Todos os direitos reservados a Casa Via Magia.